sábado, 22 de novembro de 2014

Anos 20

Olá pessoal tudo bem?

Vamos conversar um pouquinho sobre a maquiagem nos anos 20?

A década de 1920, ou simplesmente década de 20 ou ainda anos 20 foi o período de tempo entre 1 de janeiro de 1920 e 31 de dezembro de 1929.

Os EUA eram ainda uma das maiores do mundo - prosperidade essa que teve uma forte queda em 1929 com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque. A Europa, simultaneamente, sofria as consequências da Primeira Guerra Mundial, que viria permitir a ascensão do Nazismo, liderado por Hitler, após a Crise de 29, o surgimento do Fascismo italiano e ainda o Salazarismo em Portugal.

Na cultura e nos costumes, houve mais liberdade. Os filmes de Clara Bow e as comédias de Chaplin, imperavam no cinema. Também surgiram movimentos de arte como o dadaísmo, de Marcel Duchamp e o surrealismo, de Salvador Dalí. O cinema também passou por uma revolução com os movimentos de vanguarda, na União Soviética, cineastas como Sergei Eisenstein de O Encouraçado Potemkin (1925) e Dziga Vertov, de O Homem com a Câmera (1929), refizeram o cinema. Em Espanha, tinham espaço os filmes surrealistas de Luís Buñuel. Na França, uma dançarina afro-americana, Josephine Baker, apresentava-se nos teatros da efervescente cidade de Paris, ditando a moda a todo o mundo, tendo divulgado os banhos de sol.

No Brasil, entre 11 e 18 de fevereiro de 1922 é realizada, no Teatro Municipal de São Paulo, a "Semana de Arte Moderna", que contou com a participação de escritores, artistas plásticos, arquitetos e músicos. O seu objetivo era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há no nosso meio a nível da escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual", como informava o Correio Paulistano a 29 de janeiro de 2010.


Ford T de 1927, modelo que ficou conhecido no Brasil como Ford-de-Bigode.
Participavam nesse movimento os seguintes artistas: Anita Malfatti, Di Cavalcanti, John Graz, Alberto Martins Ribeiro,Oswaldo Goeldi, com pinturas e desenhos; Victor Brecheret, Hildegardo Leão Velloso e Wilhelm Haarberg, com esculturas; Antonio Garcia Moya e Georg Przyrembel, com projetos de arquitetura; os escritores Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Sérgio Milliet, Plínio Salgado, Manuel Bandeira, Ronald de Carvalho, Álvaro Moreira, Renato de Almeida, Ribeiro Couto e Guilherme de Almeida; além de nomes já consagrados na música, como Heitor Villa-Lobos, Guiomar Novais, Ernâni Braga e Frutuoso Viana; entre vários outros artistas e intelectuais que vieram a tomar parte no movimento cultural que ali se iniciou.

Além desses eventos, 1922 foi um ano um tanto conturbado, com o movimento tenentista(o 18 do forte), a eleição de Artur Bernades que governou em praticamente estado de sítio, e a fundação do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Também no Brasil iniciaram as primeiras transmissões de rádio. Em 1925 Tarsila do Amaral lançava uma de suas obras mais famosas: O vendedor, em 1928 Abaporu.

Faltando pouco mais de dois meses para acabar esta década, a queda da bolsa de Nova York, em 24 de outubro de 1929, marcou o fim desta época de prosperidade que ficou conhecida como "Loucos Anos 20".
Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1920


Maquiagem


A Maquiagem antes era escondida, passa a ser símbolo de status e independência, rosto pálido sombra escura, batom vermelho e muito rimel, era usados de dia e de noite,  também foi nessa época que foi lançado o primeiro curvador de cílios.

No quesito de moda e maquiagem dos anos 20 uma boa referencia a década é o filme O Grande Gatsby.

Sinopse:
Baseado no livro homônimo de F. Scott Fitzgerald, lançado em 1925, o filme O Grande Gatsby mostra o aspirante a escritor Nick Carraway (Tobey Maguire) que deixa o Centro-Oeste americano e chega a Nova York, na primavera de 1922, em uma era de afrouxamento moral, jazz resplandecente e rios de contrabando.


Perseguindo o próprio sonho americano, Nick vira vizinho de um misterioso e festeiro milionário, Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio), quando vai viver do outro lado da baía com a prima Daisy Buchanan (Carey Mulligan) e seu marido mulherengo de sangue azul Tom (Joey Edgerton). É assim que Nick é atraído para o mundo cativante dos milionários, suas ilusões, amores e fraudes. Ao testemunhar fatos de dentro e fora do mundo que ele habita, Nick escreve um conto de amor impossível, sonhos incorruptíveis e tragédias que espelham conflitos em tempos modernos.

Traler

Separei algumas imagens deste filme para simples comparação das maquiagens e cabelos usados nesta época louca.









Separei alguns videos também de tutoriais de maquiagens para vocês se inspirarem, espero que gostem.






Pessoal então é isto, espero que tenham gostado do post de hoje.

Bjs e até o proximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário