terça-feira, 5 de agosto de 2014

Mandioca – Poderosa Aliada da Saúde e Beleza! Benefícios e Alguns Links de Receitas





É muito calórica? O segredo é colocá-la no prato no lugar de um outro alimento do mesmo grupo, como arroz, pão, macarrão e batata.
A forma de preparo também faz diferença na balança. Isso significa que frita não vale.
Cozida e servida com um pouco de azeite ou margarina light é saudável e bem mais leve! Você não vai precisar de fôlego de atleta para queimar as calorias.
O aipim, também conhecido como mandioca, macaxeira, castelinha, macamba, é nativa da América do Sul, é cultivado em várias regiões tropicais e subtropicais do mundo, sendo a base da alimentação de muitas tribos do Brasil.
É um alimento rico em fibras, vitaminas e carboidratos, que garante muita energia para o nosso corpo.

Raízes 

São as partes mais consumidas da planta, são consideradas uma importante fonte de hidratos de carbono (carboidratos), por conter em sua composição grandes quantidades de amido (polissacarídeos).
Valor nutritivo:
    • É rica em vitamina C, que aumenta a resistência do sistema imunológico e melhora a qualidade da pele.
    • É rica em vitamina do complexo B, que tem benefícios variados, como ajudar o metabolismo ea digestão, ajudando com a produção de DNA e ajudando o crescimento do corpo e desenvolvimento.
    • Favorece a absorção de ferro;
    • Atua no metabolismo dos aminoácidos, gorduras e carboidratos;
    • É excelente para visão, pele e mucosas;
    • É rica em sais minerais : cálcio, ferro, fósforo, potássio
    • Tem alto valor energético, a cada 100 gramas, 150 calorias, não possui proteínas nem gorduras.
    • É fonte de fibras vegetais, ajudando no trânsito intestinal, rico em amido, tem a vantagem de poder ser consumido por pessoas celíacas (que tem intolerância ao glúten), já que não contém glúten. A mandioca é um substituto ideal para usar trigo, centeio ou cevada, que são muito usado popularmente alimentos que contenham glúten. Um bom substituto para a farinha de trigo, farinha de mandioca é, mais nutrientes, sem glúten. Mesmo produtos produzidos de farinha de mandioca, tais como macarrão ou massas, são isentos de glúten. Assim, usando farinha de mandioca garante que você pode desfrutar de todos os tipos de alimentos, o tempo todo manter uma dieta sem glúten.
    • Excelente fonte de saponinas, que são muito eficazes contra o colesterol e também atuar como antioxidantes e agentes anti-inflamatórios. Em geral, sua presença ajuda com a gestão dos níveis de colesterol, reduzindo os níveis de acidez no corpo e quebrar resíduos mais rapidamente. Uma vez que mandioca tem este nutriente químico útil em grandes quantidades, todos os benefícios de saponinas pode ser tido através da ingestão de raiz em si.
    • Tem um nível elevado teor de manganês, que é um nutriente muito importante para o corpo humano. Ele ajuda na melhoria do funcionamento mental de um indivíduo, bem como ajuda na digestão e absorção dos alimentos. O manganês é disponível em pequenas quantidades em alimentos e está completamente apagada dos modernos alimentos processados ​​e fast, tornando a mandioca uma fonte útil para o seu consumo.


Beneficios

Além das funções nutricionais, a mandioca ainda pode ser usada como cataplasma para tratamento externo de:
  •  artrite, 
  • edemas,
  • abcessos…
  • Raiz de mandioca é usada como remédio caseiro para tratar a artrite e reumatismo e síndrome do intestino irritável. Ser um tubérculo fibroso, que ajuda a adicionar fibras dietéticas para ingestão diária de alimentos. Alimentos ricos em fibras reduzem o risco de doenças cardíacas e câncer, bem como ajudando com diabetes. Fibras em sua dieta ajuda a aliviar e diminuir a ocorrência de constipação.

Folhas

Ela possui uma das maiores fontes de vitamina A, aminoácidos e sais minerais encontrados em folhas, correspondendo aos nutrientes de 3 cenouras ou 2 pés de alface. É muito rica em vitamina C, ferro, cálcio e vitamina B2.
Contêm um teor altíssimo de proteínas, minerais e vitaminas essenciais ao corpo humano e por isso também são consumidas por diversos fins. Na África, por exemplo, as folhas de mandioca representam uma parte significativa da dieta alimentarda população, por combater a desnutrição, pois as folhas são ricas em ferro. Vale ressaltar que a Nigéria (país africano) é o maior produtor mundial de mandioca.
Sobre folha da Mandioca leia aqui Blog da Multimistura

Benefícios

A mandioca é um alimento rico em fibras e carboidratos, o que garante bastante energia ao corpo. Ela é também responsável pelo aumento dos níveis de serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar.
Na medida certa, ela aumenta a saciedade (daí o sucesso na dieta), dá pique, levanta o astral e, quem diria, reduz os efeitos negativos do stress. Sem falar que é gostosa e custa muito pouco.
Raiz de mandioca é bom para a saúde, mas apenas comê-lo não constitui uma dieta equilibrada. Este produto alimentar tem um teor de proteína muito baixo, portanto, a ingestão do corpo de proteína deve ser completada a partir de outras fontes alimentares.

Dieta

Saiba que mesmo com sua alta taxa calórica de 125 calorias a cada 100 gramas devido a sua alta quantidade de carboidratos, a mandioca pode ser uma das maiores aliadas na sua luta contra a balança. Isso mesmo, apesar de parecer uma contradição a mandioca pode te ajudar a emagrecer pelo seguinte aspecto, já que possui muita fibra, os carboidratos são transformados em energia bem devagar. Isso sacia a fome e ajuda a regular o intestino, diminuindo de maneira drástica o inchaço abdominal
.O cálcio é outro componente de destaque na mandioca. Além de cuidar da saúde dos ossos, evita o acúmulo de gordura dentro das células – mais um ponto do tubérculo contra os quilinhos extras.
Mas, para quem quer usar a mandioca como aliada na perda de peso deve usar alguns truques, como utilizar a mandioca como substituta de algum alimento do mesmo grupo, como arroz, batata, pão ou macarrão. A maneira de prepará-la também faz a diferença quando o assunto é perda de quilos. Consuma a raz cozida com um leve tempero, pois é muito mais saudável do que frita e ainda fica gostoso e muito mais leve.
 É muito calórica? O segredo é colocá-la no prato no lugar de um outro alimento do mesmo grupo, como arroz, pão, macarrão e batata. A forma de preparo também faz diferença na balança. Isso significa que frita não vale. Cozida e servida com um pouco de azeite ou margarina light é saudável e bem mais leve! Você não vai precisar de fôlego de atleta para queimar as calorias.

Bem estar

Outro benefício que a mandioca oferece é a sensação de bem estar, proporcionada por algumas substâncias existentes no alimento. Além de ser excelente no combate ao envelhecimento da pele, pois estudos descobriram que a raiz é fonte de licopeno e betacaroteno, que são antioxidantes que atuam no combate ao envelhecimento da pele.
A mandioca aumenta os níveis de serotonina – o neurotransmissor que age nas regiões do cérebro responsáveis pela sensação do bem-estar. Qualquer alimento fonte de carboidrato tem esse poder. Só que a mandioca é campeã, porque, além da alta concentração de carboidrato, as fibras (de novo, elas) ajudam a regular o funcionamento do intestino, onde boa parte da serotonina é produzida. E com esse neurotransmissor em alta, você fica mais resistente aos efeitos negativos do stress – um deles é aumentar a produção do cortisol, hormônio que faz o corpo estocar gordura na barriga.

Beleza

As indústrias de cosméticos também apostaram em todos os benefícios que essa raiz possui. Podemos encontrar no mercado várias linhas para cabelos com shampoo, condicionador e máscara que prometem brilho, maciez e auxílio no crescimento.

Culinária

Consumida de variadas maneiras por diferentes culturas a raiz de mandioca é um alimento muito saboroso. No entanto, não é recomendável a sua ingestão quando crua, devido à presença de uma enzima de ácido cianídrico, que a torna intragável. Por isto deve ser bem cozida ou frita, antes do consumo. A mandioca é muito utilizada para preparar purês, fazer farinha, tapioca, tacacá e até mesmo algumas bebidas (cauim, tiquira).
 Esta raiz pode ser utilizado como um substituto para batatas em cozedura.
O polvillho também é produzido a partir da mandioca, sendo bastante utilizado , desde a goma para roupas até em fabricação de explosivos
A tapioca, produzida com a farinha de mandioca, é mais conhecida no Japão,(parecem aquelas bolinhas de sagu) servidos nos drinks e sobremesas.

Tapioca no Japão 【タピオカ】




Algumas Receitas de mandioca vocês acompanharam no próximo post, bjs.

Fonte: http://www.istoejapao.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário