quarta-feira, 11 de junho de 2014

O que é nutrição e umectação capilar?


Nutrição, o que é????

Depois de hidratar o cabelo, dar a ele o que “mais precisa para sobreviver”, a água, precisamos alimentar o fio. A gente precisa de água, mas também precisamos de nutrientes para funcionarmos direito, não é? Pois então, o cabelo também precisa!

A Nutrição se trata da reposição lipídica da fibra capilar. Lipídio é gordura, logo seria a reposição de óleo e nutrientes.

É através da Nutrição capilar que se reforçará a energia vital dos cabelos que, de certa forma, se desgastou pelos mais variados agentes externos tais como sol, vento, água do mar, piscina, produtos químicos decorrentes da coloração, entre outros.

Por que eu preciso nutrir o cabelo?

A nutrição dá ao cabelo o alimento que ele precisa. Acho que vocês já viram alguns produtos de nutrição escrito assim “Hair Food”, ou seja: comida de cabelo, alimento para cabelo. “Um cabelo nutrido tem melhor selagem de cutículas, retém a água da hidratação feita anteriormente, mantém o brilho…” Além disso tem o volume reduzido, fica maleável e macio.

      Com qual frequência devo nutrir?                                        Quais substancias são Nutritivos?

“A frequência varia dependendo do tipo de cabelo. Cabelos secos geralmente precisam mais de nutrição. As meninas que fazem cronograma geralmente fazem 2 hidratações e 1 nutrição. Eu faço o contrário porque gosto mais de óleo. Então faço 2 nutrições para 1 hidratação. Mas, tem cabelos finos que podem pesar com excesso de óleo; porque o excesso de água não pega nada. A água fica na quantidade que tem que ficar na fibra capilar, o resto vai embora; mas o óleo, não. Ele acumula, é uma molécula mais pesada para ser absorvida, então o processo é mais lento e, assim, o excesso de nutrição pode saturar e pesar o fio.”

Nutrição e cabelos crespos, cacheados e secos!!!

Como dissemos no item anterior, na nutrição existe a reposição lipídica, o cabelo crespo por exemplo, não possui óleo em seu comprimento pois a raiz é muito fechada e também porque a formação dos cachos dificulta que o óleo chegue às pontas com a mesma facilidade que um cabelo liso, por exemplo, tem. Sendo assim, ele precisará de mais nutrição do que um cabelo liso natural.

Existe um modo correto de fazer a nutrição?

A maneira de nutrir é exatamente a mesma de hidratar; a única diferença é que utilizamos produtos diferentes. É legal utilizarmos todos os produtos com este fim, desde o shampoo.
Fonte: http://www.blzinterior.com.br/





Alguns produtos de Nutrição:




Umectação o que é?

Umectação é uma técnica de banho de óleos realizado pelas mulheres, principalmente pelas mulheres indianas.



Como é feito a Umectação?

Esta técnica consiste em fazer massagens repetidamente por alguns longos minutos no couro cabeludo e no comprimento dos fios com óleos puros ou vegetais.
Pode ser feito com os cabelos sujos (sem lavar do jeito que está) ou limpos se lavar depois com shampoo normalmente. Você pode deixar atuar no cabelos as noite toda ou pelo menos meia  hora. ( Eu prefiro deixar a noite toda).
A Umectação não vai deixar meus fios oleosos? 
O que deixa os fios oleosos é não retirarmos o óleo. Por exemplo, usar o óleo misturado com a máscara de hidratação ou qualquer outro procedimento em que depois o enxague seja somente com água. Quando aplicamos antes do enxague com shampoo, o óleo é retirado.

A Umectação tem contraindicações? 

Não. Todos podem fazer até quem tem os cabelos oleosos, claro só precisa retirar o óleo completamente dos fios com a ajuda do shampoo.
Toda umectção precisa do shampoo.

Beneficios:
Ela evita o ressecamento e frizz dos fios, repõe os nutrientes e lipideos, realça o brilho, ameniza aspereza, realça os cachos e ondulações,sela os fios mantendo-os hidratados por mais tempo.



O vídeo onde mostra como as indianas fazem:


Nenhum comentário:

Postar um comentário